Alta Floresta (MT), 14 de dezembro de 2019 - 16:43

Brasil

02/12/2019 17:42 Fonte: G 1

Novo anúncio de tarifas dos EUA sobre exportações de aço e alumínio do Brasil

O presidente dos Estados UnidosDonald Trump, anunciou nesta segunda-feira (2) que vai reinstalar as tarifas de importação sobre o aço e o alumínio do Brasil em uma resposta à recente valorização do dólar frente ao real.

A medida ressuscita o impasse das tarifas impostas às exportações brasileiras desses produtos aos Estados Unidos, que estão em discussão desde 2018, quando o governo Trump intensificou uma "guerra comercial" que atinge principalmente a China, além de outros países.

Em março de 2018, os EUA anunciaram a criação de novas taxas para a importação de aço e alumínio. O país informou que passaria a cobrar uma sobretaxa de 25% para o aço importado e de 10% para o alumínio. Mais tarde, no entanto, foi negociada a possibilidade de um esquema de cotas para as exportações brasileiras desses produtos.

Pelas regras atuais, as exportações de aço do Brasil para os Estados Unidos funcionam em esquema de cotas. Elas são definidas pelo governo norte-americano e estabelecem quanto pode ser exportado pelas empresas brasileiras para as norte-americanas.

Para os produtos semiacabados (que vão ser utilizados em outros produtos), a cota definida foi da média exportada em 2015, 2016 e 2017. Para os itens acabados (o produto final), o governo norte-americano também impôs uma cota que equivale à média dos mesmos anos, além de um redução de 30% no que era exportado.

Mas as regras atuais incluem ainda uma medida anunciada em agosto de 2018 por Trump para amenizar as barreiras comerciais. Naquele mês, pressionado pela indústria norte-americana, ele lançou uma medida que permite que as empresas norte-americanas comprem aço do Brasil sem pagar taxa a mais se comprovarem a falta da matéria-prima no mercado interno e sob autorização do governo.

No caso do alumínio, há uma sobretaxa de 10% para as exportações brasileiras. A Associação Brasileira do Alumínio (Abal) disse que a medida teria pouco efeito para a indústria norte-americana. Do total importado pelos EUA, apenas 1% tem origem no Brasil.

Além da sobretaxa, os produtos de alumínio do Brasil passaram a pagar uma taxa convencional de exportação - o país estava isento dessa cobrança. Essa taxa varia de 1,5% a 5%, dependendo do produto.

Trump disse que vai reinstalar as tarifas de importação sobre o aço e o alumínio do Brasil - que é o segundo maior fornecedor de aço dos Estados Unidos, representando cerca de 14% de todas as importações daquele país, de acordo com informações da agência France Presse.

O presidente norte-americano escreveu nesta segunda que a medida teria "efeito imediato", mas ainda não está claro se a sobretaxa dos produtos brasileiros será a mesma anunciada no ano passado (25% sobre o aço e 10% sobre o alumínio) nem quando ela de fato passará a valer.

Segundo analistas, a acusação de Trump não se justifica. Especialistas apontam que a queda do real não é uma medida arbitrária do Banco Central brasileiro para desvalorizar a moeda, e sim resultado de uma junção de fatores que têm influenciado o mercado de câmbio no país. São eles:

 Movimento recente de maior saída de dólares do Brasil, o que torna a moeda mais cara por aqui. Preocupações generalizadas sobre uma desaceleração da economia global em meio à guerra comercial entre Estados Unidos e China, o que aumenta a procura por dólares

  • Arrecadação abaixo do esperado com o leilão do excedente da cessão onerosa
  • Queda dos juros no Brasil e a redução da diferença em relação aos juros dos EUA (o que torna os investimentos no Brasil menos atraentes)
  • Declarações do ministro da Economia, Paulo Guedes, de que o câmbio “tende a ir para um lugar mais alto”.
  • Tensões políticas na América Latina,que afastam investidores do mercado financeiro
 

 


Editorial progresso11

Progresso FM 102,1

Av. Ludovico Da Riva Netto, 3274
Alta Floresta/MT - CEP 78580-000
Fone (66) 3521-3501 ou 3521-8188

 

 

Redes Sociais

Alta Floresta
Carregando...

? ºC

/

Proibida a reprodução de conteúdo sem citação da fonte.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo