Alta Floresta (MT), 24 de maio de 2019 - 20:16

Turismo

22/04/2019 09:22 Fonte: guiaviajarmelhor.com.br

Alter do Chão, Santarém – PA

Paradisíaca é a palavra certa para descrever as paisagens em torno da rústica vila de Alter do Chão. O charmosos vilarejo fica a apenas 30 km de distância de Santarém, a segunda maior cidade do estado do Pará, e abriga um pedacinho da floresta Amazônica de belezas únicas.

No período de vazante do Rio Tapajós, o local se transforma em um espetacular balneário cercado de belas praias que emergem das águas claras do Rio Tapajós, o maior aquífero do mundo, e expõem um lado totalmente tropical da Floresta Amazônica. Como se não bastasse, igarapés com águas cristalinas, trilhas que levam a mirantes e árvores milenares, lagos cobertos pela vegetação intensa e charmosas comunidades de ribeirinhos, são outras opções de lazer que Alter do Chão tem para oferece.

Pela vila você encontra diferentes paradas para mergulho em praias, lagos, igarapés e pequenas ilhas que formam todo esse oásis de água doce. A principal e mais conhecida delas é a Ilha do Amor, cartão-postal da cidade. A ilha que hoje em dia fica visível praticamente toda a parte do ano, é onde a maioria dos turistas preferem se concentrar para relaxar no balneário. Os quiosques que funcionam na ilha oferecem refeições, petiscos e drinks para os turistas que se deliciam com o banho de rio. Também é possível realizar outros passeios perto da atração, como a Serra da Piraoca, o ponto mais alto da região, que oferece uma vista panorâmica inesquecível da região, nadar nos belos igarapés que desembocam no lago ou observar um belo pôr do sol amazônico na Ponta do Cururu.

Alter do Chão também é a porta de entrada para algumas comunidades ribeirinhas dos Rios Tapajós e Arapiuns. Ao visitar esses vilarejos você pode compreender melhor a cultura e estilo de vida dos povos que vivem em áreas mais inóspitas da floresta e conhecer as atrações naturais de cada povoado. Você pode visitar uma Samaúma de 2000 mil anos na comunidade de Maguari, se refrescar nas águas cristalinas do igarapé na comunidade de Jamaraquá ou visitar a cidade vizinha Belterra e conhecer a maravilhosa Praia de Pindobal.

Os restaurantes e bares mais movimentados estão ao redor da Praça 7 de Setembro, localizada bem em frente da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, e da pequena orla. Durante o almoço a melhor pedida é degustar a gastronomia local, regada de peixes de água doce temperados com as especiarias amazônicas. No cardápio as espécies tucunaré e tambaqui de várias formas: assado, caldeirada e ao molho de escabeche. A noite, o bar restaurante Mango e o Espaço Alter do Chão oferecem apresentações de Carimbó e musica ao vivo.


Editorial progresso11

Progresso FM 102,1

Av. Ludovico Da Riva Netto, 3274
Alta Floresta/MT - CEP 78580-000
Fone (66) 3521-3501 ou 3521-8188

 

 

Redes Sociais

Alta Floresta
Carregando...

? ºC

/

Proibida a reprodução de conteúdo sem citação da fonte.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo