Segunda-Feira, 21 de Setembro de 2020

Jaguatirica (gato do mato) é capturado dentro do cemitério de Alta Floresta

Foi capturado pelo Corpo de Bombeiros na manhã desta segunda-feira (23), um filhote Jaguatirica conhecido também como gato do mato (Leopardus Pardalis).

Informações são que ele estava no interior do cemitério municipal de Alta Floresta e populares comunicaram os militares que fizeram captura do animal que será levado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) para a  reserva localizada próximo a Usina onde é o seu habitat natural.

Saiba um pouco mais sobre a Jaguaritica

A jaguaritica é um felídeo de porte médio, com 72,6 a 100 cm de comprimento e peso entre 7 e 15,5 kg. O padrão de coloração da pelagem é muito semelhante ao do gato-maracajá (L. wiedii), mas a jaguatirica é maior e possui a cauda mais curta. É um animal solitário, noturno, territorial e os machos possuem territórios que se sobrepõem sobre os de várias fêmeas. Alimenta-se principalmente de roedores, mas também de animais de porte maior como unguladosrépteisaves e peixes. Caça à noite, formando emboscadas. Alcança a maturidade sexual entre 26 e 28 meses de idade, e as fêmeas dão à luz geralmente um filhote por vez, com cerca de 250 g. Geralmente, filhotes nascem a cada 2 anos. Em cativeiro, a jaguatirica pode viver até 20 anos, o dobro da sua longevidade no estado selvagem.

Compartilhe esse Post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on telegram

Você pode gostar também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com muito ❤️ por go7.site
⚙️